top of page

O Universo é Holográfico! Cientistas descobrem similitudes entre galáxias e cérebro humano!


Esta curiosidade surgiu da observação da similaridade dos padrões de distribuição espacial das células do tecido nervoso no microscópio e os corpos celestes vistos do telescópio. Observaram em vários aspectos a conexão entre as redes neuronais e a cósmica teia de galáxias.


Os Italianos Franco Vazza, astrofísico da Universidade de Bologna, e Alberto Feletti, neurocirurgião da Universidade de Verona, se juntaram para estudar, compreender e explicar cientificamente qual a relação entre o funcionamento do universo com o cérebro humano.


Interessante notar que os científicos vêm criando coragem de explorar a realidade além de suas caixinhas e assumindo a verdadeira essência da ciência, que é a observação despretensiosamente curiosa da realidade, aprendendo com a ingenuidade de um ser humano tipicamente livre.


Recordo-me estudante do segundo ano de medicina veterinária há mais ou menos 18 anos atrás...(quando nem sabia que seria terapeuta holística) admirada nas aulas de citologia (estudo das células) onde pude desvendar o mundo microscópico dos tecidos celulares e perceber o tamanho da beleza que havia naquelas imagens e como as células tingidas e ampliadas se pareciam a verdadeiras constelações estelares! Que engraçado que quase duas décadas depois meu olhar poético sobre o conhecimento técnico humano se torna uma publicação científica!


Esse olhar poético sobre a vida cria analogias, que significa a relação de semelhança entre coisas ou fatos distintos. Através da analogia podemos perceber conexões além da lógica, como por exemplo, a relação entre a nadadeira da baleira e o peixe, que possuem a mesma forma devido a função, porém têm anatomias diferentes. A Analogia foi a base de descobertas científicas importantes, bem antes da existência dos microscópios e computadores... assim desconfiaram que a terra era redonda, observando a relação geométrica dos astros no céu e possibilitou o estudo da homeopatia feito por Hahnemann há mais de 200 anos atrás, bem como o emprego dessa medicina na veterinária e agronomia...


Voltando ao estudo analógico entre cérebro e galáxias, para mim, a grande contribuição dessa pesquisa foi o objetivo de mergulhar além da Analogia e investigar ambos os sistemas por vários ângulos, descobrindo que também possuem similitudes em relação a morfologia, estrutura, transmissão de informação e armazenamento de memória!


Outra semelhança é a natureza definida de suas redes - neurônios e galáxias - que possuem nós conectados por filamentos. Ao estudar o número médio de conexões em cada nó e o agrupamento de conexões em nós, os pesquisadores concluíram que havia "níveis de concordância" definitivos na conectividade, sugerindo que as duas redes cresceram como resultado de princípios físicos semelhantes, de acordo com Feletti.


Imagem microscópica do tecido celular nervoso.


Existem também comparações interessantes no que diz respeito à composição de cada estrutura. Cerca de 77% do cérebro é água, enquanto cerca de 70% do Universo é preenchido com energia escura. Ambos são materiais passivos que têm funções indiretas em suas respectivas estruturas. Por outro lado, 30% da massa de cada sistema são compostas de galáxias ou neurônios.


"Calculamos a densidade espectral de ambos os sistemas. Esta é uma técnica frequentemente empregada em cosmologia para estudar a distribuição espacial das galáxias". Nossa análise mostrou que a distribuição da flutuação dentro da rede neuronal do cerebelo em uma escala de 1 micrômetro a 0,1 milímetros segue a mesma progressão da distribuição da matéria na teia cósmica, mas, é claro, em uma escala maior que vai de 5 milhões a 500 milhões de anos-luz. "

Essas confirmações científicas me emocionam pois vejo que pouco a pouco chegamos mais próximos da verdade integral do encontro entre passado e futuro, intuição e lógica, empírico e concreto. Embora não fosse explicitamente concluído pelo artigo, no meu entendimento poético-científico deste estudo, se confirma a lei que trata o Universo como um holograma, que conhecendo suas partes teremos o Todo, a lei das interconexão e a prova de que os espaços vazios entre os pontos estão plenos de vida, consciência e inteligência estruturadas.


Quando me volto para a Linguagem de Luz e o estudo da Geometria Sagrada me encanto ainda mais, pois os Maias ancestrais da linhagem de curandeiros já conheciam esta ciência e já dominavam a matemática que correlaciona todas as dimensões de realidade, nos ensinando como criamos redes de informação potencializadas de luz inteligente criativa com o poder de atuar no plano físico. Se a mente do universo existe analogicamente dentro de nossos cérebros, para mim é a prova de que o que pensamos enviamos ao universo e a nós retorna pelas mesmas vias matemáticas que dão a forma a cérebros e galáxias!


Grade de Linguagem de Luz. Rede de geometria sagrada matematicamente estruturada.


A tão antiga Flor da Vida seria um prenúncio ancestral desta descoberta?




A cada pesquisa cientifica criativa publicada me sinto mais próxima do Criador! E me sinto em êxtase!


O estudo completo " The Quantitative Comparison Between the Neuronal Network and the Cosmic Web", pode ser lido aqui na sua publicação original na revista Frontiers in Physics.





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page