top of page

O Primeiro Chakra e as Raízes da Manifestação


Tem muitos sonhos e não consegue materializar nenhum deles, ficam todos pela metade ou nenhum deles sai da imaginação?

Esteve trabalhando em um projeto há anos e, por mais que tenha se dedicado, não conseguiu sucesso?

É muito criativo e prefere estar entre suas ideias do que colocando a mão na massa?

Sente que viver na matéria é pesado, lento e cansativo na maior parte do tempo?

Caminha como se estivesse flutuando e vive dando topadas com os pés?

Tem dificuldade em manter organização do seu espaço, as tarefas rotineiras te consomem e ter estabilidade financeira é um desafio?

Tem dificuldade para atingir o clímax nas relações sexuais ou demora para relaxar e sentir prazer?

Medo e raiva são emoções freqüentes que costuma te dominar?

Se você respondeu SIM a uma ou mais perguntas pode ser um sinal de que seu chakra básico está desalinhado, bloqueado ou enfraquecido.

E como descobrir se precisa de um alinhamento de chakras e o que fazer?

muladhara, símbolo chakra raiz

O Espírito, a Consciência, o Ser Superior, como preferir denominar a parte em você que é Maior que você se conecta ao plano físico através da Raiz. O chakra básico é um portal que permite a energia vital se fundir na matéria e comunica a Terra com o Céu. Está localizado na base da pélvis e se estende até alguns metros para dentro da terra, é formado quando nascemos.

E QUAL A FUNÇÃO DO CHAKRA BÁSICO?

Este chakra recebe este nome porque ele estabelece a base para os demais andares do nosso sistema se desenvolver, é o alicerce da consciência no plano físico. Quanto mais estruturado, firme e potente maior vínculo o espírito encontra com o corpo e vice versa, e quanto mais harmônico este alinhamento mais facilidade o campo criativo encontra em manifestar ideias, projetos e propósitos na terra. O primeiro chakra contém a força da manifestação. Para começar qualquer coisa é necessário recursos materiais e o chakra básico encontra na terra o que precisamos, pois está relacionado ao instinto animal de sobrevivência, a autoproteção e identidade.

Somos como a natureza! Para uma árvore ter troncos vistosos e copas grandes necessita uma base forte de estrutura proporcional ao seu tamanho e dimensão. Quando as raízes não se desenvolvem bem, as plantas não podem crescem. As raízes sustentam a manifestação, dão o suporte para que todos os sonhos se estabeleçam e possam dar frutos abundantes e saudáveis. Não importando o tempo que levem, as raízes mantém a força e a firmeza e nutrem todo o corpo, incansavelmente. Está é sua função: ser firme, forte e estável para manter a nutrição do corpo de forma constante e satisfatória.

árvore com copa e raízes proporcionais, assim como em cima é embaixo

Assim como as raízes nosso chakra básico ou chakra raiz cria estabilidade no plano físico. E quaisquer ruptura, bloqueio ou desequilíbrio neste chakra se reflete na vida material como desinteresse e depressão, baixa vitalidade e cansaço, desorganização, instabilidade financeira e tendência a fracassar, dentre outras possibilidades.

O chakra básico é o primeiro que se forma assim que nascemos. É o primeiro e está relacionado com os instintos de sobrevivência e os suprimentos materiais básicos para se manter a vida. Conflitos, traumas e desequilíbrio emocionais durante a primeira infância podem pode afetar o desenvolvimento saudável dos chakras, sobretudo do primeiro, pois se as necessidades básicas não são atendidas desde o início, a informação da carência fica impressa neste chakra e se perpetua a consciência da escassez, do medo e do não merecimento.

Segundo a Constelação Familiar, a relação com o pai define como prosperamos na vida, pois o pai representa o construtor, provedor dos recursos materiais. Logo, problemas com o pai também podem afetar as nossas bases, nossa relação íntima com o mundo material e a formação de uma chakra raiz bem consolidado. Este centro de energia concentra energia predominantemente masculina, é onde encontramos sensores psíquicos do instinto de defesa e nossas habilidades como guerreiros valentes sobreviventes.

almas sensíveis

Algumas pessoas já nascem com o primeiro chakra desalinhado por motivos anteriores à concepção. Aqueles que têm almas muito sensíveis com experiências de vidas passadas muito intensas e doloridas. Para essas pessoas, estar encarnado é um desafio constante e lidar com o mundo e com as pessoas pode causar sofrimentos com facilidade. Estes casos, na verdade, requerem mais que uma alinhamento energético, é a perfeita indicação de Resgate de Alma (clique aqui para saber mais).

consciência primeior chakra, cérebro reptiliano, instinto primitivo

Há pessoas cuja consciência está unicamente concentrada no chakra básico, elas se interessam apenas por assuntos mundanos, normalmente são materialistas e consumistas, ou o oposto, carentes dos recursos básicos, estando sempre se esforçando para suprir suas necessidades básicas. Estas pessoas não dedicam tempo ao autoconhecimento nem a experiências espirituais pois estão apegadas a matéria e sua autoimagem está relacionada ao que possuem ou não possuem. Devido ao fato de não terem o hábito de olhar para si mesmas e se autoresponsabilizar-se por suas vidas, seus desequilíbrios se manifestam emocionalmente como raiva, atitudes egocêntricas e agressivas e doenças físicas, considerando falta de prosperidade como uma delas. Também podem exteriorizar desquilíbrios de primeiro chakra como compulsões por prazeres físicos, como sexo, compras ou drogas diversas.

meditação na montanha, negando a matéria

Há também oposto, pessoas consideradas espiritualizadas, que buscam constantemente a iluminação através do Céu, do autoconhecimento e das experiências místicas, que negam a matéria por considerarem que a evolução acontece sempre em direção ao céu e à luz. A Busca espiritual como um caminho imaterial pode desconectar a consciência do plano físico e criar a sensação de não pertencimento a este plano e uma insatisfação constante. E este é o ponto que eu mais gosto desta conversa, pois tem a ver com meu processo pessoal e da revelação que recebi sobre a profundidade da presença do espírito sobre a terra como o caminho para a vida fluir de maneira fácil, saudável e próspera!

corpo templo, afrodite

O corpo é o templo do espírito, o veículo sagrado através do qual o criador participa da vida e manifesta. O chakra básico é o portal através do qual a energia vital física se ativa e ascende em direção ao plano espiritual potencializando a força criativa divina que descende ao plano físico através do mesmo canal. Esta energia vital criativa se ativa através da dança, de meditações específicas e da prática sexual consciente.

cobra vermelha, energia sexual

Todos estes caminhos necessitam o corpo como veículo e se há a crença de que o corpo é sujo, inferior, sombrio ou perigoso, não é possível evoluir plenamente. Então quem não conhece os potenciais da sua sexualidade e não se entrega ao corpo para permitir ser prazer em si mesmo e/ou na presença de um companheiro está limitando as possibilidades na matéria. A energia do sexo está relacionada a energia do dinheiro e da prosperidade e da cocriação, pois são os tres primeiros chákras que gerem estes aspectos básicos da vida. A sexualidade plena e saudável abre caminhos para a prosperidade criativa, que gera auto realização e sentimento de plenitude.

árvore e raízes

Voltando a metáfora da árvore, as raízes sugam água das profundezas da terra. É do fundo, escuro, profundo reino que a vida se disponibiliza. Da mesma forma nos acontece, não estamos evoluindo apenas quando testemunhamos experiências exitantes de estados de consciência alterados pela meditação, jejum ou práticas espirituais. Não é apenas através da mediunidade ou de experiências místicas que experienciamos Deus. Estas são oportunidades valiosas para darmos conta da multidimensão de nosso ser e também se trata de apenas um lado da espiritualidade. Os sábios antigos, Xamãs, Mestres da natureza nos ensinam que nossas raízes também nos abrem portais preciosos de iluminação.

Quando estamos mergulhados dentro de nós, de nossa mente, emoções, padrões, medos e outras humanidades é quando podemos mudar o rumo da história, fazer novas escolhas a partir da consciência, perceber o que está bloqueando a realização plena da vida e a manifestação dos sonhos e fazer diferente. O mergulho nas sombras permite a compreensão e a mudança de olhar sobre a vida. Mergulhar nas sombras nos coloca na posição da humildade, através da qual percebemos que não somos vítimas das situações mas serres aprendendo a responsabilidade das próprias criações. O fracasso dos projetos, vistos por este novo ângulo, ensinam sobre humildade e aperfeiçoamento de carácter. Todos estes são lições do chakra raiz.

A EVOLUÇÃO NÃO É LINEAR!

espiral evolutiva

Não estamos andando em linha reta em direção ao céu. Mas sim, dançando entre altos e baixos, dentro e for a em uma constante alternância espiralada que é apenas possível graças ás nossas raízes e a consciência do nosso corpo e ser primitivo. É quando estamos na onda baixa que podemos iluminar a matéria. É no encontro com as sombras, dores, informação profunda e escondida que se revela que podemos expandir o espaço livre na consciência para ser mais luz e mais amor. Enquanto negarmos a nossa escuridão não há iluminação! Seres iluminados são grandes criadores. As árvores frondosas são aquelas que sabem mergulhar bem fundo na escuridão levar vida para todo seu corpo.

E enquanto negarmos a matéria, não evoluímos espiritualmente. Da mesma forma que enquanto permanecemos a nossa atenção apenas na matéria, também não iluminamos. Pois o chakra básico é o primeiro degrau. Se paramos nele, não crescemos. No entanto, para ascendermos, ele é básico e necessário. Quem se considera espiritualizado mas tem problemas de prosperidade, não está completo. Espiritualizar-se é aprender sobre a completude. Para sermos plenos há que estar no mundo ainda que não pertença ao mundo, como disse o Mestre Sufi Rumi.

Então lembre-se que seja o que for que queira manifestar, começa com o primeiro passo, com a semente. Entender e aceitar a Terra permite acessar a paciência, persistência e constância suficientes para manter o foco e a nutrição da manifestação. Esta nutrição brota da energia vital que se direciona pela atenção. Quem não tem bases sólidas e raízes profundas não consegue chegar à conclusão dos seus projetos, pois desiste antes do tempo que eles requerem para amadurecer. E assim, o espírito perde as oportunidades de dar forma ao seu propósito, a missão não se cumpre e a sensação de frustração vai além do não resultado alcançado, mas da não manifestação da energia divina criativa através do único que pode realizá-la! E os desvios na criatividade adoecem, Hahnemann, o pai da homeopatia, já alertava.

Identifiquei bloqueios no chakra básico. Como ativar e reequilibrar o chakra raiz?

Tem algumas atitudes que você pode começar a experimentar por si mesmo e que são tão básicas quanto suas necessidades para abrir seu chakra básico:

Conecte-se com a Terra:

  • Caminhar descalço

  • cuidar de uma planta e observá-la crescer e desenvolver-se

  • Caminhar em Parques naturais com frequência

  • consuma alimentos vivos

Conecte-se com seu corpo:

  • dance

  • faça atividades físicas e dance

  • toque-se, acarinhe-se, olhe-se no espelho, ame-se

  • se presenteie com uma boa massagem

  • consuma alimentos vivos e orgânicos

  • faça algum jejum, desintoxique-se dos excessos

  • participe de alguma vivência tântrica para despertar mais sua energia sexual e desfrutar a benção de se ter um corpo humano!

  • Dance

Conecte o Céu e a Terra:

  • pratique alguma arte marcial

  • pratique ioga

  • dance

  • conheça as meditações ativas

  • cante mantras

  • exercite a presença plena todos os momentos sendo o máximo que é no mínimo que se faça.

  • Alinhe seus chakras

Como o alinhar os chakras?

Há muitas técnicas e maneiras de alinhar chakras. A respiração consciente e a prática da presença plena são caminhos simples que harmonizam os centros de energia. A prática constante da ioga, meditação e cantos sagrados também são importantes para manter a saúde dos campos energéticos. O mais importante é estar consciente de seus pensamentos e emoções, pois são frequências muito potentes que interferem por ressonância na vibração do seu campo.

Mesmo que você seja uma pessoa que esteja se pre se cuidando em todos os níveis, há sempre momentos em que a vida nos desafia mais intensamente e nos sentimos vulneráveis. Neste momento podemos nos desalinhar e ressonar com frequências diferentes que afetam nosso bem-estar, seja o encontro com alguma pessoa tóxica, um acidente, imprevistos da vida prática que nos irritam ou outras situações mais complexas e desafiantes. É verdade que o equilíbrio é dinâmico mas estar variando entre altos e baixos também “desregula” os órgãos energéticos.

De todas as técnicas que conheço e que já experimentei para alinhamento dos chakras são a Meditação das Rosas e a grade de Linguagem de Luz. São coisas bem diferentes mas que utilizo com frequência para manter meu campo energético abastecido e organizado. Ambos requerem uma iniciação para poder fazer para si mesmo mas a grade de linguagem de luz pode ser feita por outra pessoa que seja iniciada.

A Meditação das Rosas:

uma técnica de meditação que utiliza a visualização de rosas coloridas dentre outras imagens para limpar as camadas da aura, enraizar o chakra básico e ativar a presença plena, deixando o campo áurico claro e livre de interferências externas e internas. Esta meditação se pode aprender na Escola da Aura em Piracanga – BA ou por algum professor autorizado a ensinar for a a comunidade. Você pode consultar mais informação aqui.

Grade de chakras de Linguagem de Luz básica:

alinhamento de chakra

A linguagem de Luz é um conhecimento ancestral Maia disponível há mais de 1000 anos no planeta e que usa formas geométricas e cores para moldar campos energéticos e criar novas realidades a partir da transformação interior profunda. Quando usamos a geometria sagrada nos chakras além de escolher qual informação ou energia se quer que predomine em cada camada da aura, criamos mais estabilidade energética em nosso campo, que se torna menos vulnerável e mais resiliente às interferências externas. Com a grade de chakra podemos definir como queremos nos expressar energeticamente e que tipo de informação queremos atrair para nossa vida. Você aprende a criar sua grade de chakras e para outras pessoas com a iniciação básica em Linguagem de Luz com um professor iniciado. Tenho a honra de ter sido iniciada na linhagem de Curandeiros que têm ensinado seus segredos há mais de 24 gerações. Para saber mais informação sobre a Linguagem de Luz e próximos cursos visite a página:

ou agende uma sessão para conher melhor e experimentar em si mesmo os benefícios desta tecnologia ancestral e moderna, clicando aqui.

Mais informações sobre os chakras:

O que me encanta no estudo dos chakras é que é tão vasto e profundo que sempre aprendo algo novo. A Leitura de Aura dos chakras me revelam muita informação sobre a função desses centros energéticos e algumas delas forma partilhadas aqui neste post de hoje.

Os centros energéticos ou chakras, assim como são conhecidos na Índia, são órgãos dos nossos corpos energéticos que contém seus próprios sensores e funções e contribuem para atuarmos na matéria em vários níveis, administrando emoções e pensamentos, expressando nossa verdade, guiando-nos em como nos relacionamos com nós mesmos, com os outros e o mundo e favorecem o fluxo de energia vital e a troca energética entre nossos órgãos físicos e sistemas sutis com o Universo. Os chakras também conectam nossos corpos energéticos e o plano espiritual com nosso corpo físico e a Terra em uma perfeita harmonia, quando estão alinhados, para que o plano espiritual e nossos propósitos maiores se manifestem na matéria, assim como nossas visões, sonhos, inspiração e idéias!

Os Sete chakras Indianos ou 12 chakras Maias?

Conforme as escolas indianas, são sete principais Chakras havendo muitos outros distribuídos pelo nosso sistema com funções secundárias e complementares. O primeiro chakra se localiza na base da pélvis e nos conectam energeticamente com a Terra, como raízes. Os demais se localizam ao longo da coluna vertebral at[e alcançar o topo da cabeça. O sétimo chakra pousa sobre a coroa da cabeça e nos conecta diretamente com o plano espiritual.

7 chakras

Segundo a escola iniciática Maia da qual sou parte, são 12 chakras, que conectam ainda corpos de frequências mais elevadas das dimensões divinas com a Terra e o trabalho com os 12 chakras desta linhagem Maia proporciona um alinhamento energético super potente e estável.

alinhamento de chakras completo

O alinhamento de chakras feito com os 12 chakras é muito poderoso e cria uma conexão potente entre o mais alto corpo energético com o plano físico, aumentando o poder de manifestação, o poder pessoal, a autoestima, a concentração e equilíbrio emocional, além de aumentar a capacidade de expressão e realização do propósito divino.

Se quiser conhecer esta tecnologia ancestral e moderna ao mesmo tempo e se beneficiar deste alinhamento, experimente uma sessão.

Você pode agendar clicando aqui.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page