top of page

QUER EVOLUIR ESPIRITUALMENTE? Caminhe sobre a Terra


Caminhe sobre a Terra

Há uma crença comum na cultura ocidental moderna de que a espiritualidade diz respeito apenas aos Céus. Associa-se ser espiritual a poderes psíquicos, visões do oculto, conversas com anjos e viagens em outras dimensões, ou a tudo que não seja concreto no mundo da matéria.

E a matéria o que é diante desta espiritualidade?

Uma escola? O mundo das sombras e da ilusão? Um castigo? Ou um passa tempo divertido para os materialistas não espiritualizados?

A separação entre matéria e espírito existe dentro da percepção dual da realidade e começou há mais ou menos dois séculos quando a Ciência precisou romper com a Religião para ganhar espaço e se desenvolver. Desde então se intensificou a ideia de que a vida é uma grande máquina e que o mundo real é aquele que é concreto, previsível e mensurável cientificamente. Tudo diferente disto, é espiritual, vago, oculto e interessante apenas para os não materialistas.

Em se considerando duas realidades opostas, separadas e incompatíveis, matéria e espiritualidade seguiram seus caminhos em paralelo. Para se descobrir um se tornou necessário abandonar o outro. Esta crença tem criado, nas pessoas que sentem que o mundo material não é o fim da vida e que há mais entre o céu e a terra do que sonha a vã filosofia, culpa e fuga da vida terrena, e muita confusão.

Normalmente as pessoas iniciam sua busca espiritual estudando outros planos de existência, curiosas com o que existe além do perceptível aos olhos, com muito entusiasmo em desvendar o Céu. É comum pessoas que se consideram espiritualizadas seguir um esteriótipo, se distanciar dos que não compreendem ou não se interessam pela vida invisível, e se separar da matéria. Os "espiritualizados" mais extremos deixam tudo e vão viver em centros de meditação ou no campo, outros oferecem seus dons e talentos trabalhando de graça, outros descuidam da sua imagem, renegam qualquer tipo de conforto ou sentem culpa por usufruí-lo. Há os que vivem nas suas mentes ou emoções, na genuína intenção de se curar, esquecendo-se de sentir o corpo pulsar. Muitos buscadores espirituais, e isto eu conheço muito bem, buscam preencher um vazio existencial, encontrar algum sentido em suas vidas ou a cura de suas mazelas, confortando-se com a imaginação de que depois da morte há um lugar melhor para se viver.

Todas estas atitudes são formas de fuga da matéria e NÃO são espiritualidade em plenitude!

Ser espiritual é muito simples e natural para todos os seres vivos. Estamos todos na terceira dimensão vivenciando a matéria não é por acaso. Nossa consciência é multidimensional e temos uma estrutura física. A verdade é que agora, neste ponto do tempo-espaço, somos a unidade de todos os níveis do nosso ser, INCLUINDO a matéria. Somos a ponte entre o céu e a Terra e fomos criados para criar, para receber e conceber a arte da vida em suas infinitas possibilidades de expressão. E isto somente é possível se estivermos aqui, com os pés plantados na Terra. Enquanto nossa Consciência estiver dividida, ora qui, ora lá, vacilando entre matéria e espírito, essa ponte não se estabelece com firmeza.

A vida dual nos convida a pendular entre as polaridades todo o tempo, essa é a dança natural da vida, através da qual aprendemos o caminho do meio e o caminho do Mestre, aquele que sabe andar na corda bamba sem cair. O Caminho do Meio que já apontava BUDA e os antigos Taoistas Chineses ensinava a ser Humano em plenitude, a estar no Meio, nem tanto aos céus e nem tanto à Terra. Assim também falou o mestre Sufi Rumi “ Estar no mundo e a ele não pertencer” , em sua profundidade ensina que o apego a matéria é uma ilusão e nos aprisiona, e que o caminho da evolução requer a prática e a malícia de viver aqui desidentificado com a realidade física sim, e no entanto, Estar no Mundo! Pois apenas estando presentes aqui podemos desvendar os mistérios da espiritualidade, desde a perspectiva única e exclusiva do Ser Humano. A final de contas todos nós temos um corpo humano não é?

E como seria a vida espiritual na matéria, como manejar este caminho do meio? Repetindo: a vida espiritual é simples! E este caminho foi trilhado pela humanidade desde que nasceu: a Religião da Terra!

A Religião da Terra é a primeira expressão espiritual do Ser Humano e se baseia em venerar a Natureza, sentindo-se parte dela, repeitar e cultuar o corpo como um templo sagrado e prazeroso onde nos reunimos com o Deus que nos Habita, viver as relações humanas e ecológicas com harmonia e trabalhar com amor. Esta simplicidade apenas é possível se escolhemos habitar nosso corpo e mantemos a atenção no aqui e agora. Alcançar este estado de paz e equilíbrio pode ser desafiador para muitos e se trata de um profundo alinhamento. Caminhar na corda bamba da dualidade e estar no mundo se a ele pertencer é sabedoria antiga e uma prática espiritual avançada praticada por muitos povos da Terra há milênios atrás. No caminho do meio, encontramos o futuro e o passado para unir o Céu com a Terra e viver em paz com nossa Humanidade.

 
 
 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page