Buscar
A Natureza é a nossa Medicina! Andar descalço é indicação médica!
- Natashia Moraes Professora Iniciada nas Artes
- 25 de set. de 2019
- 2 min de leitura

A próxima vez que sua filha ou filho quiser tirar os sapatos para pisar na terra, agradeça! Ele estará se prevenindo de muitas desordens fisiológicas da modernidade, além de cultivar bom humor e estimular seu sistema imunológico! Sim! Ao contrário do que muitos papais e mamães modernos pensam, o contato mais íntimo com a natureza é muito mais benéfico para a saúde do que arriscado, segundo as novas descobertas científicas!
Você sabia que depressão, ansiedade, insônia e estresse crônico são um dos principais sintomas – ou mais que isso, eu diria alarde – da sociedade moderna? Você pode imaginar que são mais de 300 milhões de pessoas no mundo diagnosticadas com depressão, seguido da ansiedade (264 milhões)? Esses são dados oficiais da Organização Mundial de Saúde, é de assustar não é? Devido ao importante impacto na saúde, estas desordens têm motivado muitas pesquisas na área médica que têm revolucionado nosso olhar à natureza!
Recentemente o Journal of Environmental and Public Health, renomado Jornal de artigos científicos na área da saúde, publicou um detalhado resumo de artigos científicos que revelam que a terra contém radicais livres, que em contato com a pele estimulam a produção de hormônios que regulam o sono, aumentando o bem esta e a disposição, reduzindo efeitos da depressão e estresse cronico. Estes componentes atuam como antioxidantes naturais ativando o sistema imunológico, acelerando a cicatrização de feridas, reduzindo a dor local e prevenindo as doenças autoimunes. Pesquisas também revelaram que pisar sobre a terra, lama ou areia estimula o sistema nervoso parassimpático, responsável pelo relaxamento, favorecendo o humor e o alívio de tensões musculares.
Com todos estes estudos os cientistas estão concluindo que “O estilo de vida moderno separa os humanos desse contato com a Terra e que essa desconexão pode ser um dos principais contribuintes para a disfunção fisiológica e a indisposição presente na modernidade”. Não faz sentido pensar que a depressão é a saudade da terra? E lembra daquelas receitinhas antigas das avós que colocava argila nas partes inflamadas do corpo? A geoterapia está agora comprovada cientificamente! A terra é nossa primeira medicina, assim como o colo de mãe é o primeiro e mais eficiente consolo! Caminhar descalço, deitar sobre a grama, se lambuzar de lama são medicinas naturais, gratuitas e abundantemente disponíveis para nosso autocuidado!
Depois de ler sobre estas pesquisas entendi porque minha filha adora andar descalça e porque sempre preferi tocar os pés no chão que usar sapatos quando estou no campo ou no parque. Descobri que este hábito intuitivo e aparentemente ingênuo contém muita ciência!
Para ver os artigos originais em sua fonte, acesse: