top of page

Problema, NÃO existe!


Einstein já dizia que o estado de consciência que cria um problema não é o mesmo que o soluciona. Nestas curtas e sábias palavras está subentendido um curso completo sobre como atua nossa mente.

A mente é a parte da nossa estrutura física cuja função é criar praticidades para a experiência material. Ela cumpre seu papel muito bem, projetando o futuro a partir de memórias passadas. Perante a um desafio, a mente busca a solução, assim como um computador, processando os dados armazenados no HD da memória de experiências passadas e elaborando um projeto de possibilidades e um plano de ação objetivo. Essa estratégia é bem útil e até eficiente no caso de contabilizar as receitas e despesas e decidir quanto investir em cada setor da vida, ou na avaliação dos planos de celular para tentar escolher o menos pior... a mente é ótima para desenvolver projetos e criar soluções práticas que nos permite construir o que projetamos para fora.

No entanto, a partir da mente não se resolve conflitos no relacionamento amoroso, nem é a partir dela que se decide se casa ou não casa. Não é a mente que pare um criança nem é ela que pode decidir qual melhor caminho a tomar quando há duas opções aparentemente contrastantes. A mente não sabe desfazer uma crise existencial quando se inicia, nem reter o medo de ousar quando surge uma nova oportunidade na vida para ser experimentada.

A mente apenas foca no problema no intuito de cumprir seu papel em buscar a solução. Quanto mais se foca no problema, na verdade, só se aumenta e perpetua o problema pois, a consciência condensa a energia que se manifesta em matéria à medida que foca na in-formação. É assim que criamos a realidade, gostando ou não. A mente não resolve o problema porque uma vez encontrada a solução, finda a sua atuação, e ela deixa de ser a protagonista da história, e isso, ela não gosta... então dá voltas em si mesma e repete automaticamente aqueles pensamentos sobre o problema em questão. A consequência é a descarga automática de hormônios deflagadores de emoções, que criam a sensação de que o problema é real. O sofrimento que se segue, intensifica os pensamentos, que retomam o círculo vicioso da grande bola de neve cotidiana que muitos de nós conhecemos bem...

Como quebrar o círculo? E encontrar a solução sem sofrimento? O primeiro passo é saber que problema não existe!

Tudo o que nos passa na vida é resultado da ação e reação de todos nossos pensamentos, escolhas e atitudes. Logo, se algo aparentemente negativo ou inconveniente lhe ocorre é uma sinal de que sua vibração interna já não andava das mais positivas! Os ditos problemas, ou situações desafiantes são espelhos de nosso interior e, portanto, oportunidades de nos auto perceber e crescer em relação aos desafios! Quando aceito que sou responsável pelas minhas escolhas e que minhas escolhas afetam o mundo que vejo, é menos dolorido, pois não faz mais sentido guerrear com o outro. A verdadeira solução para mudar qualquer situação que não nos agrada é transformar o estado de consciência que foca no problema, cuja a mente é a protagonista e comandante, para o estado de consciência plena, em que vejo além da dualidade e posso banhar de amor incondicional tudo e todos que a mim se apresentam!

Papo de iluminado? Não!

Desde Einstein a ciência já nos prova isso. Somos quem experimenta, observa e testemunha a vida. Somos quem habita e anima o corpo e não os pensamentos, emoções e sensações físicas que o corpo produz. Ao estar identificado com a estrutura física, nos iludimos e nos separamos da verdade do que somos. A verdade é que somos aventureiros de um imenso jogo, onde caçar o tesouro é a meta e o mapa o enigma que carregamos dentro de nós! Desvendar o enigma revela a grande diversão que é aprender a usar, com inteligencia e sabedoria, a estrutura física, afim de desfrutar a vida com alegria em vez de viver lutando para resolver problemas.

Neste estado de consciência, tudo é perfeito e acontece para nosso crescimento e aprendizado. Neste estado de consciência, somos gratos e abençoamos tudo que nos apresenta, porque não estamos identificados pelo mundo. Neste estado de consciência, problema não existe!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page