Buscar
Respiração, o Portal da Vida!
- Natashia Moraes
- 13 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

A vida começa com uma inspiração e termina com uma expiração. A respiração é a própria vida: cíclica, constante e dinâmica. Respiramos desde que nascemos, constantemente, e nem percebemos. Nem nos damos conta de todos os eventos fantásticos, que milagrosamente são coordenados pela inteligência viva, e que ocorrem a cada respiração. Toda a energia bioquímica que possibilita todos os nossos movimentos, pensamentos e ações vem da respiração. O ar que respiramos alimenta todas as nossas células, que também respiram, em seu micromundo. A cada respiração se renova todo o oxigênio, moléculas são sintetizadas, água é produzida, energia é transmutada…em cada uma das trilhões de células do nosso corpo, simultaneamente.
Tudo isso acontece enquanto nos ocupamos em pensamentos. Em consequência, perdemos o ritmo e nos ausentamos do momento presente. Você costuma perceber sua respiração no dia a dia, além dos momentos de Yoga, Tai Chi, ou meditação?
O presente é uma sucessão constante de eventos, um caleidoscópio vivo. Uma eterna transformação que dissolve o passado enquanto cria o futuro. Viver presente é viver aqui e agora, sem memórias ativadas nem expectativas ilusórias. Viver presente é estar conectado com todos os eventos que emergem sincronicamente na teia da vida manifestada e, assim, acessar a todas as possibilidades de futuro que se apresentam. É também estar alinhado com a verdade absoluta que apenas é revelada na união com o Todo, sem a separação criada pela falsa percepção temporal do passado e futuro. Quando se vive presente é possível discernir o que é ilusão do que é real porque quem cria a ilusão é a interpretação indireta da realidade feita pela mente, que se dissolve quando estamos presentes.

Como alinhar-se com a verdade e viver plenamente no presente? Como discernir o ilusório do real e descobrir quem realmente somos? É muito simples. Lembrando – se de respirar! A respiração é a porta do presente, o atalho para a Consciência. Experimente colocar sua atenção na sua respiração agora, enquanto lê este texto. E depois enquanto caminha, se alimenta e vive a vida diária. Experimente respirar com atenção e consciência e perceberá (ao menos essa é minha experiência) a transformação que acontece.
Quando focamos a atenção na respiração estamos ancorados no Aqui e Agora, estamos presentes. A respiração sempre foi a base de muitas práticas espirituais antigas porque se conectar com a respiração é se conectar com a vida que circula pelo corpo e anima todas as células! Respirar com presença é receber Deus de portas abertas e dizer sim para a vida! Experimente sentir o carinho que o ar carregado de vida faz em seu coração enquanto respira, e perceba o que muda por dentro, perceba sua presença e descubra quem você realmente é e assim dissolva tudo aquilo que você não é.